O projeto registrou memórias
relacionadas aos ofícios femininos e à vida cotidiana no interior da antiga
Fábrica de Rendas e Bordados Hoepcke, no período em que ela esteve sediada em
Florianópolis (1913-1979), em imóvel tombado como patrimônio histórico por decreto municipal. Foram entrevistadas onze ex-operárias que
lá trabalharam entre os anos de 1946 e 1972, com idades que atualmente variam entre 69 e
90 anos.
Os materiais produzidos ao longo do projeto estão disponibilizados gratuitamente neste blog: os vídeos das entrevistas com as ex-operárias, os vídeos com uma atividade lúdica denominada "Ativadores de Memória", um videodocumentário intitulado "Memórias Bordadas", um e-book denominado "Memórias Operárias, um webinar com o título "As Moças da Fábrica" e um podcast chamado "Mulheres da Fábrica".
Equipe do Projeto:
Letícia Morgana Müller (proponente) - Possui Licenciatura e Bacharelado em História (UDESC, 2005), é Especialista em Arqueologia (URI-Erechim, 2008), Mestra em História (PUC-RS, 2008) e Doutora em Antropologia (UFPA, 2022). Possui experiência de quase duas décadas no desenvolvimento de projetos de estudo, preservação e valorização do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico e cultural por todo o país. É pesquisadora da Scientia Consultoria Científica e pesquisadora associada ao Max Planck Institute for the Science of Human History (Jena, Alemanha). E-mail: leticiamorgana@yahoo.com.br.
Felipe Matos - Doutor e Mestre em História (UFSC), Bacharel e Licenciado em História (UDESC). Membro da Associação Nacional de História - Seção de Santa Catarina (ANPUH/SC) e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É autor do livro “Uma ilha de leitura: notas para uma história de Florianópolis através de suas livrarias, livreiros e livros” (Ed. da UFSC), entre outros livros, artigos e capítulos de livros. E-mail: felipematos@hotmail.com.
Marcelo Eme - Membro da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - São Paulo (ABD-SP), fundador da Panamérica Filmes, coordenador de Patrimônio Cultural na ONG Semente dos Sonhos (Ceará), graduando em Ciências Sociais (USP). Atua em projetos audiovisuais em múltiplas linguagens e experiências híbridas entre cinema, teatro e literatura. Produz e dirige documentários voltados para o registro do conjunto de referências de populações tradicionais no Brasil. Integrou a equipe de idealizadores do projeto “Footfalls ou por onde caminha o mar”, pesquisa de criação interlinguagens que partiu dos imaginários, memórias de habitantes e fatos históricos das cidades que compõem o Caminho do Mar Paulista. Contribuiu com registros fotográficos sobre patrimônio imaterial para a publicação Cartografias Artísticas e Territórios Poéticos (Memorial da América Latina - 2015), entre diversos outros trabalhos.
Ilza Carla Favaro de Lima - Doutoranda em Museologia e Patrimônio (UniRio), Mestra em Patrimônio Cultural e Memória Social (UFPel) e Licenciada em História (Centro Universitário Metodista). Tem experiência com ações educativas e patrimônio desde 2009, atuando junto ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul; e, na Scientia Consultoria Científica.
Carlos Eduardo Caldarelli –
Sociólogo, advogado, diretor e coordenador de pesquisas da empresa Scientia
Consultoria Científica desde 1989, desenvolvendo atividades nas áreas do
Patrimônio Cultural e de comunidades tradicionais. É graduado em Ciências
Sociais (USP) e em Direito (SP); especialista em Direito Ambiental e em Gestão
e Tecnologias Ambientais (MBA/USP); e, Mestre em Bens Culturais e Projetos
Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do
Brasil (FGV). Membro da International Association for Impact Assessment,
da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto e da Associação Brasileira de
Antropologia.
Comentários
Postar um comentário